Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


financeiro.recebimentos.baixar

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

financeiro.recebimentos.baixar [2014/11/10 21:37] (atual)
Linha 1: Linha 1:
 +====== Baixa de Títulos ======
  
 +===== O que é ? =====
 +
 +Este espaço é utilizado para realizar a baixa de títulos. Com esta movimentação,​ as mensalidades serão total ou parcialmente pagas, gerando ações nas contas envolvidas.
 +
 +===== Acesso =====
 +
 +Através do sistema [[financeiro|Financeiro]],​ clique no menu **RECEBIMENTOS > [[financeiro.recebimentos.planilhaderecebimentos|PLANILHA DE RECEBIMENTOS]] > BAIXAR**.
 +Este espaço também pode ser acessado, informando na planilha de recebiementos o código de barras do boleto (F11), ou pela tela de matrículas,​ na última etapa clicando em RECIBO.
 +
 +==== Etapa 1 - Informações do Recebimento ====
 +
 +Após acessar a [[financeiro.recebimentos.planilhaderecebimentos|planilha de recebimentos]],​ selecionar o aluno e a parcela que deseja baixar, será apresentada a tela de baixa de títulos.
 +
 +{{:​recebimentos_baixa.jpg|}}
 +
 +Visualize que na parte superior da tela, estão as informações relacionadas ao título que está sendo baixado. Estas informações são fixas.
 +
 +Na parte central da tela estão as informações relacionadas a movimentação que será feita. Relacionamos abaixo cada um destes itens. Alguns dos campos mencionados tem um {{:​cadeado.jpg|}} ao lado, indicando que está bloqueado para alterações. Clicando nele o campo é desbloqueado,​ permitindo o ajuste (possibilidade de desbloqueio dos campos podem variar de acordo com as [[configuracoes.moduloseusuarios|permissões dos usuários]]).
 +
 +  * **Baixar mensalidade na conta**: Visualize neste espaço em qual conta o valor será creditado (conta de recebimento). Serão apresentadas apenas contas onde o usuário possua permissão (configuravel no [[financeiro.cadastros.contas|cadastro de contas]]) e que estejam abertas (gerenciamento pela [[financeiro.tesouraria.planilhadecaixa|planilha de caixa]]). //Utilize contas bancarias apenas quando o aluno informar débido em conta ou houver problemas nos retornos bancários//;​
 +  * **Data Pagamento**:​ Informe a data em que foi feito o pagamento. Caso o pagamento seja feito com cheque, mantenha a data do recebimento como a data de entrega do cheque, veremos na etapa 2 como informar os dados de compensação do cheques. Caso a data seja alterada para uma data anterior ou superior a data atual, os campos a seguir serão calculados novamente;
 +  * **Valor do Desconto**: Campo de desconto condicional. Este campo é automaticamente zerado quando o vencimento for inferior a data do pagamento. Pode-se alterar o valor do desconto, aumentando ou reduzindo-o. Não informe um valor de desconto igual ou superior ao valor pendente do título;
 +  * **Valor de Multa/​Juros**:​ Campo é preenchido de acordo com o valor de multa e juros que o aluno deverá pagar, quando este pagamento ocorrer após a data de vencimento. Percentuais de cobrança a serem calculados informados no [[financeiro.cadastros.contas|cadastro de contas]], selecione a conta vinculada ao [[academico.cadastros.departamentos|departamento]] ou [[academico.cadastros.turmas|turma]] cujo aluno possua matrícula;
 +  * **Valor Recebido**: Preencha neste espaço qual é o valor que está sendo recebido, podendo ser este igual ou inferior ao valor pendente do título. Quando o valor do pagamento for reduzido e ficar inferior ao valor que o aluno deveria ter efetivamente pago, o sistema gera uma nova parcela da diferença em aberto. Não informe neste espaço valores a maior quando for dado troco ao aluno - confirme efetivamente quando será acrescido ao seu caixa, veremos na etapa a seguir como informar se é dinheiro ou cheque e se foi ou não dado troco no momento do pagamento.
 +
 +Para avançar na baixa clique em OK.
 +
 +==== Etapa 2 - Pagamento ====
 +
 +Neste espaço, o usuário deve indicar quanto irá receber com cheque. Caso o valor do cheque seja o mesmo valor do título, apenas confirme o recebimento para que seja aberto espaço que permita o lançamento dos dados do cheque. Caso o valor seja superior, informe exatamente quando ira receber, o sistema identificará que a diferença será dada como troco, calculando automaticamente o valor a ser restituido ao pagante.
 +
 +{{:​recebimentos_baixa_cheque_troco.jpg|}}
 +
 +Sempre que houver cheque envolvido no pagamento, preencha corretamente os dados do cheque para localizar o aluno responsável,​ caso este seja devolvido pelo banco. Quando estiver no campo __Nº do Banco__, caso sua instituição possua leitora de cheques, passe-o neste momento na leitora para que o sistema preencha todos os dados. No campo __Compensação__ deve ser informada a data em que o cheque deverá ser enviado para depósito. Caso exista mais de um cheque vinculado ao recebimento,​ utilizar os botões "​+"​ e "​-"​ para incluir ou excluir novos cheques. Para navegar entre os cheques utilizados, clique em ">"​ para avançar ou "<"​ para retornar.
 +
 +Caso o valor do cheque seja inferior ao valor do título, o sistema informará quando deverá ser cobrado em dinheiro.
 +
 +{{:​recebimentos_baixa_cheque.jpg|}}
 +
 +Caso o recebimento não tenha cheques envolvidos, informe que o valor do cheque é R$ 0,00.
 +
 +{{:​recebimentos_baixa_dinheiro.jpg|}}
 +
 +Caso o aluno tenha feito depósito em conta, informe R$ 0,00 no valor do cheque, e habilite a opção __Talão de Depósito__,​ informando o número do comprovante de depósito apresentado.
 +
 +{{:​recebimentos_baixa_talao.jpg|}}
 +
 +
 +Para confirmar a baixa clique em OK.
 +
 +Após essa confirmação,​ o usuário retorna para a [[financeiro.recebimentos.planilhaderecebimentos|Planilha de Recebimentos]].
 +
 +----
 +
 +**Voltar para:** [[financeiro.recebimentos.planilhaderecebimentos|Planilha de Recebimentos]] | [[financeiro|Financeiro]] | [[index|Menu Principal]]
financeiro.recebimentos.baixar.txt · Última modificação: 2014/11/10 21:37 (edição externa)