Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


funcionamento.dos.creditos.financeiros

Créditos Financeiros

Como trabalhar com créditos financeiros

Configuração do Plano de Pagamento

O uso dos créditos financeiros inicia-se com a criação de um plano de pagamentos por crédito. Somente é possível calcular uma mensalidade pelos créditos financeiros das disciplinas dos alunos se os títulos forem gerados pela matrícula, utilizando-se um plano configurado para créditos.

Se você quer informar diretamente o valor que custa cada crédito financeiro, basta colocar a Quantidade de Créditos Base igual a 1 (um) e informar o valor do crédito no campo Valor, conforme a imagem abaixo.

Alguns clientes tem o hábito de divulgar e trabalhar com o valor da mensalidade cheia (como se o aluno fosse cursar todas as disciplinas da grade), ao invés de trabalharem com o valor individual de um único crédito. Por isso, o sistema permite o preenchimento do plano informando o valor cheio da mensalidade, mas para isso, o cliente deverá informar a quantidade de créditos base para esse valor cheio. Veja o exemplo:

Na hora de matricular o aluno, o sistema calculará o valor do crédito da seguinte forma:

Valor do crédito = Valor / Qtd. Créditos Base

Ou seja, as duas formas de preenchimento referem-se ao mesmo valor (25,00 o crédito). A primeira opção deve ser nossa sugestão para o cliente.    

Configuração da Grade Curricular

Quando se utiliza geração de mensalidades por crédito financeiro, é obrigatório o correto preenchimento na grade curricular da quantidade de créditos para cada disciplina, conforme é apresentado abaixo:

Por padrão, as Instituições calculam a quantidade de créditos financeiros pela quantidade de Horas/Aulas semanais de cada disciplina. Por isso na maioria das vezes a coluna CR/Fin será igual a coluna C.H. Semanal. Porém, algumas Instituições, ou disciplinas específicas, podem dar valores diferenciados de créditos financeiros.

Exemplo: é comum se preencher para uma disciplina de estágio um número de carga horária semanal X, e definir um número de créditos financeiros Y (pois o aluno terá atendimento “particular” com o seu orientador, por isso o valor cobrado é maior.

O Sistema aceita números decimais para compor o quantidade de crédito financeiro.

Matrícula do aluno x Geração das Mensalidades

Não existe qualquer parâmetro referente crédito financeiro a ser observado durante o processo de matrícula do aluno, e consequentemente a geração do seu financeiro.

O que o sistema faz é simplesmente SOMAR a quantidade de créditos financeiros das disciplinas que estão sendo matriculadas para o aluno, e multiplicar pelo valor do crédito estabelecido no plano de pagamentos. Todas as parcelas inicialmente terão os mesmos valores.

Observação Importante: O valor do crédito a ser utilizado para cálculo é selecionado único e exclusivamente do plano de pagamento vinculado 
a turma matrícula do aluno. Ou seja, mesmo que os alunos façam algumas disciplinas em outro curso, o valor do crédito a ser utilizado 
na matrícula (e qualquer ajuste futuro) é sempre baseado no valor ref. ao plano de pagamento que foi selecionado durante a matrícula.

Informações técnicas:

O Sistema vai popular na tabela de "mensalidades" os campos "sn_credito_parcela" com o valor "S" para todas as parcelas que foram recalculadas 
com créditos. Somente estas parcelas serão utilizadas como base de cálculo quando houver alterações de disciplinas.

Também é populado o campo "vl_credito" com o valor de um número crédito para cada parcela. Esse valor é utilizado para recalcular o financeiro 
do aluno em caso de alterações de disciplinas. 

Alterações de Disciplinas x Recálculo financeiro

O sistema está preparado para rodar automaticamente a função de recalculo financeiro sempre que:

- Uma disciplina for excluída da matrícula do aluno; - Uma disciplina for incluída da matrícula do aluno; - Uma disciplina tiver sua situação alterada para Cancelada, trancada, desistência ou abandono;

Neste momento, o sistema utiliza a seguinte lógica macro para recalcular o financeiro do aluno:

1) Calcula a quantidade de créditos financeiros que o aluno passou a ter, após as modificações (soma dos créditos financeiros para todas as disciplinas ativas do aluno).

QTD_CREDITOS = SOMA(CREDITOS FINANCEIROS DAS DISCIPLINAS MATRICULADAS)

2) Calcula qual o valor total que o aluno deveria pagar no curso, por esta quantidade de crédito. Essa informação o sistema consegue verificando quais parcelas geradas para o aluno com o campo “sn_credito_parcela=S”, multiplicando o campo “vl_credito” pela quantidade total de créditos, e somando esses valores para todas essas parcelas.

VALOR_CURSO = SOMA TODAS AS PARCELAS ( VL_CREDITO_DA_PARCELA * QTD_CREDITOS )

3) Soma quais os valores de mensalidades que não podem mais ser alterados devido aos seguintes motivos: a) O aluno já pagou aquela parcela. b) A parcela já está vencida. (somente quando o parâmetro credito_calculo_semvencida=S) c) A parcela do mês atual, mesmo que não esteja vencido. (somente quando o parâmetro financeiro_cancelar_mes_atual=N) d) A parcela que já teve NF geradas, pois ela também não pode mais ser alterada.

Ou seja, o sistema está somando tudo que foi pago, ou não pode ter valor alterado devido a ter passado o “prazo” de vencimento.

VALOR_ABATIDO = SOMA( DAS PARCELAS PAGAS OU QUE NAO PODEM SER ALTERADAS )

4) Calcula qual o saldo devedor do aluno. Este saldo refere-se a:

SALDO_DEVEDOR = VALOR_CURSO - VALOR_ABATIDO

5) O sistema divide igualmente, o valor do SALDO_DEVEDOR, para a quantidade de parcelas pendentes do aluno. Entende-se como pendentes as parcelas que não foram somadas no item “3”.

Parâmetros específicos

credito_calculo_semvencidaEste parâmetro define se durante o recálculo o sistema pode ALTERAR valores de parcelas vencidas. Se o parâmetro for alterado como S, então ele NÃO PODE ALTERAR. Caso contrário, então ele pode alterar
financeiro_cancelar_mes_atualEste parâmetro é verificado apenas quando o parâmetro credito_calculo_semvencida=S. Quando estiver setado como N, indica que ele não poderá alterar a parcela do mês atual, mesmo que ainda não vencida. Caso esteja configurado diferente de N, então ele permitirá alterar a parcela atual, se o vencimento for IGUAL ou SUPERIOR a data da atualização.
credito_calculo_devolucaoEste parâmetro indica, quando setado igual a “S”, para o sistema efetuar devolução de valores pagos a maior nas primeiras parcelas dos alunos, em relação a quantidade atual de créditos que o aluno está cursando agora. Observem no exemplo abaixo. O aluno estava matriculado para 20 créditos e pagou as duas primeiras parcelas assim. Ele retirou 4 créditos. Ao invés do sistema alterar as 4 últimas parcelas para 16 créditos, ele alterou para 14. Isso ocorre porque o aluno havia pago a maior 8 créditos nas duas primeiras parcelas, tendo esta diferença devolvida proporcionalmente nas demais parcelas pendentes.

Exemplo: 600

Observação: Se ocorrer o contrário: O aluno estava matriculado em uma quantidade de créditos, e depois aumenta essa quantidade, não existe parâmetro para definir se o sistema deva ou não cobrar a diferença nas demais. O sistema vai SEMPRE cobrar o valor que o aluno não pagou nas primeiras parcelas, referente a quantidade de créditos que eles está cursando agora.

Créditos MínimosSempre que o sistema efetua o cálculo de uma parcela, é levando em consideração o campo CRÉDITOS MÍNIMOS do plano de pagamento. Caso o valor da cálculo para aquela parcela específica seja menor que o valor de créditos mínimos, o sistema assumirá o valor dos créditos mínimos estabelecidos.
Campo CR = FNas parcelas do plano de pagamento, é possível indicar se a parcela específica terá calculo por crédito informando o valor S ou F. O valor S indica que terá calculo por crédito, respeitando os créditos mínimos da parcela. O valor F indica que utilizará calculo por crédito, porém, o valor de créditos mínimos será considerado um valor FIXO. Ou seja, mesmo que o valor calculado de créditos seja MAIOR que a quantidade de créditos mínimos, ele aplicará este valor mínimo. Esse recurso é utilizado por algumas Instituições para definir um valor igual a todos os alunos na primeira parcela. A diferença pago a menor pelo aluno nessa parcela, será automaticamente cobrado nas demais.
Geração de nova parcelaCaso seja feito algum ajuste nas disciplinas que indique um aumento no valor da parcela, e o aluno não tenha nenhuma parcela pendente para alteração (já pagou todas, ou estão vencidas), então o sistema irá gerar uma nova parcela com o valor dessa diferença.
funcionamento.dos.creditos.financeiros.txt · Última modificação: 2014/11/10 22:37 (edição externa)

Ferramentas da página