Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


funcionamento.dos.creditos.financeiros

Essa é uma revisão anterior do documento!


Créditos Financeiros

Como trabalhar com créditos financeiros

Configuração do Plano de Pagamento

O uso dos créditos financeiros inicia-se com a criação de um plano de pagamentos por crédito. Somente é possível calcular uma mensalidade pelos créditos financeiros das disciplinas dos alunos se os títulos forem gerados pela matrícula, utilizando-se um plano configurado para créditos.

Se você quer informar diretamente o valor que custa cada crédito financeiro, basta colocar a Quantidade de Créditos Base igual a 1 (um) e informar o valor do crédito no campo Valor, conforme a imagem abaixo.

Alguns clientes tem o hábito de divulgar e trabalhar com o valor da mensalidade cheia (como se o aluno fosse cursar todas as disciplinas da grade), ao invés de trabalharem com o valor individual de um único crédito. Por isso, o sistema permite o preenchimento do plano informando o valor cheio da mensalidade, mas para isso, o cliente deverá informar a quantidade de créditos base para esse valor cheio. Veja o exemplo:

Na hora de matricular o aluno, o sistema calculará o valor do crédito da seguinte forma:

Valor do crédito = Valor / Qtd. Créditos Base

Ou seja, as duas formas de preenchimento referem-se ao mesmo valor (25,00 o crédito). A primeira opção deve ser nossa sugestão para o cliente.    

Configuração da Grade Curricular

Quando se utiliza geração de mensalidades por crédito financeiro, é obrigatório o correto preenchimento na grade curricular da quantidade de créditos para cada disciplina, conforme é apresentado abaixo:

Por padrão, as Instituições calculam a quantidade de créditos financeiros pela quantidade de Horas/Aulas semanais de cada disciplina. Por isso na maioria das vezes a coluna CR/Fin será igual a coluna C.H. Semanal. Porém, algumas Instituições, ou disciplinas específicas, podem dar valores diferenciados de créditos financeiros.

Exemplo: é comum se preencher para uma disciplina de estágio um número de carga horária semanal X, e definir um número de créditos financeiros Y (pois o aluno terá atendimento “particular” com o seu orientador, por isso o valor cobrado é maior.

O Sistema aceita números decimais para compor o quantidade de crédito financeiro.

Matrícula do aluno x Geração das Mensalidades

Não existe qualquer parâmetro referente crédito financeiro a ser observado durante o processo de matrícula do aluno, e consequentemente a geração do seu financeiro.

O que o sistema faz é simplesmente SOMAR a quantidade de créditos financeiros das disciplinas que estão sendo matriculadas para o aluno, e multiplicar pelo valor do crédito estabelecido no plano de pagamentos. Todas as parcelas inicialmente terão os mesmos valores.

Observação Importante: O valor do crédito a ser utilizado para cálculo é selecionado único e exclusivamente do plano de pagamento vinculado 
a turma matrícula do aluno. Ou seja, mesmo que os alunos façam algumas disciplinas em outro curso, o valor do crédito a ser utilizado 
na matrícula (e qualquer ajuste futuro) é sempre baseado no valor ref. ao plano de pagamento que foi selecionado durante a matrícula.
  Informações técnicas:
funcionamento.dos.creditos.financeiros.1401381301.txt.gz · Última modificação: 2014/11/10 22:36 (edição externa)

Ferramentas da página